Ano
passado (2006) fui
visitar
familiares
que vivem no
estado de Wisconsin. Trata-se de
um belíssimo
estado, dedicado,
principalmente, à
agricultura.
Com
muitos
lagos,
rios e
cidades
cujos
nomes demonstram
suas
origens
indígenas, Wisconsin surpreende
por
sua
beleza e
pela
originalidade das
atividades
que
são praticadas no
estado,
tudo
dentro da modernidade,
embora cultivando as
tradições dos colonizadores e
tribos
indígenas
que viveram e forjaram o
espírito das
comunidades. Em várias
regiões do
estado, sobres-saem diversas
atividades
náuticas.
Uma de
suas
agradáveis
cidades, às
margens do
lago Michigan, Manitowoc, é considerada a
capital
marítima do
estado. A
cidade foi estabelecida
onde o
rio Manitowoc desagüa no
lago Michigan,
em
junção
com
um
outro
rio.
Aí fica o
Porto da
cidade, na
área de Manitowoc-Two Rivers,
como é
conhecida, servindo de
portal de
entrada
para as muitas
atividades e
amenidades no
cenário
quase
paradisíaco do
lago Michigan, convidando o
visitante a se
dirigir às diversas
comunidades, no
interior do
estado, e
gozar de
suas
atrações festi-vas,
que ocorrem
por
quase
todo o
ano.
Para
nossa
surpresa, e
produto do
legado de
construção
naval
que
ali se desenvolveu, descobrimos o USS COBIA,
talvez o
submarino da II
Grande
Guerra (II GG)
mais
completamente restaurado, servindo de
atração turística,
inclusive
para
visitas e pernoites programados. Embora
construído em Grotton, Connecticut, era semelhante aos submarinos
construídos no lago Michigan, e portanto representativo da classe.
O USS COBIA, da
classe
Gato, relembra um marco histórico da
construção
naval de
submarinos no
lago Michigan,
durante aquela
Grande
Guerra. O
submarino faz
parte do
acervo do
agora
Museu
Marítimo de Wisconsin, o
maior
Museu
Marítimo na
região dos
Grandes
Lagos, e
um dos
mais
novos afiliados Smithsoniano. O COBIA é
considerado a "jóia da
coroa" das
atrações marítimas daquela
área.
Descobrimos,
com
surpresa,
que 28
submarinos foram construídos na Manitowoc
Shipbuilding Company,
que ganhou,
assim, a
distinção de
ser o
único
estaleiro do
interior dos EUA, a
construir
submarinos. Submarinos de água doce!
WE CAN DO
IT! |
|

USS COBIA
Inicialmente o estaleiro se propusera a construir
encouraçados, participando do esforço de guerra. Porém, foi requisitado
para a construção de submarinos.
Os submarinos
lançados alcançavam o lago Michigan nas proximidades do
estaleiro. Daí
eram deslocados para o rio Chicago, tomando em seguida o canal conhecido
como Illinois Waterway (um sistema de rio-canal com 327 milhas). Desse
canal passavam para o rio Mississipi, em Grafton, Illinois. Finalmente, pelo rio Mississipi alcançavam
o Oceano Atlântico no Golfo do México, em News Orleans.
Uma passagem no
rio Mississipi (Chain of Rocks Channel a meio
caminho entre Grafton and St. Louis ) com nove pés de
profundidade, não dava calado para o deslocamento dos subma-rinos. A solução foi transportá-los
em dique flutuante rebocado. Ao chegar ao local razo, ele era esgotado, ficando
com cerca de cinco pés de calado, o que possibilitava a passagem.
Em 30 de
abril de 1942, o USS PETO tornou-se o
primeiro
submarino lançado na
história do
Grandes
Lagos.
Seu
lançamento foi
lateral. ("Indigno, mas eficiente" , segundo um observador), no
rio Manitowoc, seguindo
então,
por
propulsão
própria
para o
lago Michigan,
onde realizou as
provas de
mar,
com a
finalidade,
entre outras, de
testar
seus
equipamentos e
sua
tripulação.
O USS PETO foi o
primeiro
submarino
construído naquele
estaleiro, de
um
total de 28
que serviram
com
distinção a USNavy
durante a II GG! Deles, o USS RASHER
destacou-se
por
suas
operações no
Pacífico,
onde afundou a
segunda
maior
tonelagem de
navios
inimigos.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSA INTERESSANTE HISTÓRIA?
CLIQUE NO LINK:
http://copperas.com/SS245/cobia.htm
|